O Coração pela visão da Medicina Tradicional Chinesa - O Sol Interior®
Coração

O Coração pela visão da Medicina Tradicional Chinesa

Olá, hoje vamos falar sobre a importância de um órgão, pela visão da Medicina Tradicional Chinesa. Esse órgão é o Coração.

Pela Medicina Tradicional Chinesa, os órgãos têm certas propriedades energéticas, como vamos ver a seguir. A Medicina Tradicional Chinesa não olha para os órgãos da mesma forma que a Medicina Ocidental.

O Coração

O coração é onde reside a mente, domina a circulação do sangue e os vasos sanguíneos, abre-se na língua e manifesta-se na cara. O seu órgão complementar é o intestino delgado. Tem uma relação calor-frio com o Rim, sendo o rim frio e concreto e o coração quente e volátil.

É a residência da mente.

Este conceito é relativo às actividades fisiológicas e do espírito, pois todos os cinco órgãos principais estão presentes nas actividades da mente, no entanto, o coração é o imperador destas actividades, dirige a expressão da mente e o espírito. A sua energia característica fogo promove as actividades da mente e espírito, nutrindo- os e harmonizando as características da alma de cada órgão.

Controla a circulação de sangue e dos vasos sanguíneos.

Ele impulsiona o sangue para nutrir o corpo, portanto o Qi do coração determina que o sangue possa fluir através dos vasos sanguíneos. Deficiências do Qi do coração produzem esgotamento e debilidade de sangue e palpitações.

Abre-se na língua.

Está relacionado fisiologicamente com a língua e além disso controla o sentido do gosto e a fala. Quando a função do coração é normal, a língua brilhará rosada e húmida, o sentido do gosto será normal e a língua movimenta-se livremente. Pelo contrário, as desordens do coração mostram-se na língua, aparecendo algumas “anomalias” que indicam determinados “problemas”.

Características principais

Elemento: Fogo
Órgão Fu: Intestino Delgado
Energia Cósmica: Calor
Controla: Vasos Sanguíneos
Emoção: Alegria
Expressão: Riso
Contém: A Mente
Sentido: O Gosto, a Palavra
Órgão sensorial: Língua
Secreção: Suor
Sabor: Amargo
Odor: Queimado
Cor: Vermelho
Alimento: Trigo, galináceos

 

Brevemente iremos falar sobre a importância energética dos restantes órgãos, pois cada um deles “rege” uma parte de nós, são só fisicamente, mas também emocionalmente.

Até amanhã!

Deixe uma resposta

*

error: Conteúdo Protegido!