Óleo Essencial de Lavanda - O Sol Interior®
oleo lavanda

Óleo Essencial de Lavanda

Olá,

Hoje queremos falar sobre o Óleo Essencial de Lavanda.

A Lavanda também conhecida por Alfazema, é uma planta e que cresce em Portugal de forma natural, todos nós conhecemos a Alfazema pelo seu cheiro e pela beleza dela na nossa mãe terra.

O seu nome botânico é  Lavandula officinalis.

A Lavanda é uma planta muito usada para efectuar óleo essencial. Tem imensas propriedades.

As mais importantes são: analgésico, anti-convulsivo, anti-depressivo, anti-microbiano, anti-reumático, anti-tóxico, anti-séptico, carminativo, antiespasmódico, antiasmático, diaforético, calagogo, anticonvulsivo, cicatrizante, diurético, hipotensivo, insecticida, sedativo, tónico, vermífugo e além de todas é calmante e equilibrante do sistema nervoso. Bom para tratar eczemas, queimaduras, insolações, bronquite asmática, tosse, picadas de insecto, inchaços e ronco. Bom para insónias, excitação nervosa, anti-melancólico, refrescante e calmante.

O óleo essencial de Lavanda mistura-se bem com outros óleos essenciais como: Citrino, Cravinho, Cedro, Salva esclareia, Pinheiro, Gerânio, Vetivert, Esteva e Patchouli.

No entanto, antes de usar o óleo essencial de Lavanda, ou qualquer outro óleo, deve ter os conhecimentos mínimos de Aromaterapia, pois todos os óleos tem cuidados especiais e não devemos usar de ânimo leve. 

Assim, embora o óleo de Lavanda seja um óleo seguro, devemos ter em atenção e não descuidar algumas precauções.

Precauções: é um óleo bastante seguro, tendo já sido utilizado em crianças, grávidas e pacientes em estado crítico em Inglaterra sem terem sido encontrados efeitos secundários, no entanto 1 gr. deste óleo essencial puro torna-se tóxico. Contudo, deve-se evitar a utilização durante os primeiros 5 meses de gravidez. É incompatível com sais de ferro e iodo.

O óleo essencial de Lavanda ajuda a:
. Combater o stress
. Melhorar o sistema imunológico, fortificando as defesas do nosso organismo
. Alívio do cansaço físico e mental
. Bactericida
. Refrescante e hidratante

Podemos usar o óleo essencial de Lavanda em: massagens, cosméticos, banhos, incenso, Aerossol de ambiente, etc.

A Lavanda ajuda a combater a insónia e acalma o esgotamento nervoso.

Podemos colocar 1 gota do óleo essencial de Lavanda no pulso e ir inalando ao longo do dia, pois irá trazer tranquilidade e paz de espírito.

Já dizia a história, que os povos do Norte da Europa, que a Lavanda era uma das ervas consagradas a Hécate, a Deusa do Amor.

Espiritualmente esta planta era usada para afastar as energias negativas dos ambientes e afastava o mau olhado. Hoje em dia o óleo essencial de Lavanda é muito utilizado como defumador para limpar os ambientes.

Antes de usar qualquer óleo de aromaterapia, informe-se!

 

 

Deixe uma resposta

*

error: Conteúdo Protegido!