Tui Na - Tratamento da Insónia - O Sol Interior®
Tui Na - Tratamento da Insónia

Tui Na – Tratamento da Insónia

Síndroma de Insónia

A insónia é uma doença que é caracterizada pela dificuldade ou impossibilidade de dormir, impedindo o paciente de dormir normalmente. Os sintomas incluem sono inadequado, qualidade insuficiente de sono (sono muito leve) que impedem o paciente de um restabelecimento adequado ao seu estilo de vida.
Nos casos moderados, o paciente apresenta dificuldades em adormecer ou em dormir profundamente.
Nos casos graves, os pacientes não conseguem dormir ao longo da noite.
Trata-se de um distúrbio que pode ocorrer isoladamente, ou associado a outros problemas, tais como dor de cabeça, palpitações e amnésia.
Na Medicina Ocidental, normalmente considera-se a insónia como estando relacionada com as síndromas de neurastenia e de menopausa.

 

Manifestações Clínicas em Medicina Tradicional Chinesa

A insónia pode estar relacionada quer com excesso quer com deficiência.
A insónia do tipo Deficiência é normalmente causada por insuficiência de Xue (sangue). A insónia do tipo Excesso, normalmente é provocada por Fogo gerado no Fígado, por distúrbios internos relacionados com Fleuma-Calor e por Obstrução do Estômago.

As etiologias mais comuns são:

  • Deficiência do Coração e do Baço
  • Hiperatividade do Fogo por Deficiência de Yin
  • Fleuma-Calor derivada de Distúrbios Internos
  • Fogo gerado por Estagnação de Qi no Fígado

 

Diagnóstico do Síndroma de Insónia – Pontos-Chave

  • O principal sintoma é a ausência de sono, tendo como sintomas secundários probabilidade de acordar durante o sono, sonhar acordado, dificuldade em voltar a adormecer após acordar a meio da noite;
  • Os sintomas referidos tornam-se numa situação muito problemática e bastante desconfortável, pois ocorrem pelo menos três vezes por semana e prolongam-se há mais de um mês;
  • Os sintomas assinalados não têm outra proveniência, como de um distúrbio físico e/ou mental.

 

Tratamento através da Massagem Tui Na

Através da Massagem Tui Na, e dependendo da etiologia associada à insónia, vamos regularizar os órgãos energeticamente afectados, utilizando manobras que estimulam/acalmam os meridianos do nosso corpo.

Primeiro é efectuada uma avaliação do estado energético do paciente. De seguida, fazemos um protocolo de massagem Tui Na devidamente adequado e personalizado.

 

Marque a sua Sessão!

 

Deixe uma resposta

*

error: Conteúdo Protegido!