Olá, hoje, para quem não sabe, é o Dia Internacional do Reiki. Faz hoje anos que o Mestre Mikao Usui nasceu (15 de Agosto de 1865).

Deixamos a história de Mikao Usui, retirada da Página da Associação Portuguesa de Reiki.

 

Mikao Usui

São muitas as versões que encontramos disponíveis sobre quem foi Mikao Usui, o fundador do método Reiki. Mas graças às investigações que têm vindo a ser levadas a cabo, sobretudo nas últimas décadas, estamos em condições de fornecer uma visão aproximada de quem terá sido o Mestre Mikao Usui. Para tal, muito contribui a tradução do Memorial erigido em sua honra e escrito por um dos seus alunos, o contra-almirante Juzaburo Ushida.

Sabe-se que Mikao Usui nasceu a 15 de agosto de 1865 na vila de Taniai-Mura, distrito de Yamagata, no Japão. Segundo a inscrição do seu memorial, Usui era um estudante talentoso e esforçado, com grande capacidade de aprendizagem. No início da idade adulta viajou pela Europa, América e China com o objetivo de estudar.

“Queria ser bem sucedido na vida, mas não conseguia lá chegar; era frequente não ter sorte e passar por dificuldades. Mas não desistiu e disciplinou-se para estudar mais e mais.” – in Memorial

Mikao Usui casou-se com Sadako e juntos tiveram dois filhos, um rapaz (Fuji) e uma rapariga (Toshiko). Todas as informações apontam no sentido de Mikao Usui ter seguido a corrente do Budismo Tendai. Um dia decidiu realizar um retiro no Monte Kurama, perto de Quioto, para se iniciar no ascetismo. O processo a que terá recorrido denomina-se Shyu Gyo, um rigoroso treino espiritual com base na meditação e no jejum. No início do 21.º dia terá sentido repentinamente uma grande energia em torno da sua cabeça e assim compreendeu a verdade, recebendo o Reiki Ryoho, termo que originalmente significa “remédio antigo” ou “terapia”.

Depois de experimentar o método em si e na sua família com bons resultados, acabou por decidir partilhar o conhecimento com outras pessoas. Em abril de 1922 mudou-se para a zona de Harajuku, em Tóquio, onde fundou a Gakkai, escola onde passou a ensinar o seu método denominado Usui Reiki Ryoho. Mikao Usui tinha bastante sucesso e de todo o Japão chegavam pessoas em busca de orientação e tratamento.

Em setembro de 1923 deu-se o grande sismo de Kantō, na ilha de Honshu, provocando milhares de mortes, feridos e desaparecidos. A tragédia foi de tal ordem que Mikao Usui dedicou-se a ajudar como podia as vítimas, recorrendo à terapia Reiki. Em fevereiro de 1925 fundou um novo centro em Nakano e a sua fama cresceu e espalhou-se grandemente, sendo frequente ser convidado para ir a diversos locais. Foi precisamente numa destas deslocações, a Fukuyama, que adoeceu inesperadamente, acabando por falecer em março de 1926.

Mikao Usui ensinou o seu método de Reiki a muitos alunos, entre os quais se contavam elementos da sua família. Por exemplo, sabe-se que o filho terá acabado por ensinar Reiki na aldeia natal do pai, Taniai-Mura. Sabe-se também que terá iniciado uma sobrinha da mulher, monja budista Tendai.

 

Temperamento de Mikao Usui

Segundo o conteúdo do Memorial, Mikao Usui era de natureza doce, gentil e humilde. Fisicamente era robusto e estava sempre sorridente. Tentava sempre, por todos os meios, encontrar soluções para os problemas com que se deparava. Além disso, gostava muito de ler e interessava-se por diversos temas, possuindo conhecimentos de História, Medicina, Teologia, Psicologia, Jinsen no Jitsu (técnica de reclusão de Deus), Jujitsu, ciências divinatórias e I Ching, entre outras.

 

Filosofia de Vida

Também no Memorial escrito pelo aluno se confirma o propósito de o Reiki ser mais do que uma terapia, com ênfase para os Cinco Princípios que lhe conferem a perspetiva de filosofia de vida:

“Olhando para trás, o principal propósito do Reiho não era apenas para tratar doenças, mas também para se ter uma mente correcta e um corpo saudável para que as pessoas pudessem aproveitar e experienciar alegria na sua vida. Por isso, quando se trata de ensinar, primeiro há que fazer o aluno compreender os conselhos do Imperador Meiji, e então deixá-los entoar cânticos de manhã e à noite, tendo em mente os cinco princípios, que são:

Primeiro, hoje não nos zangamos.

Depois, hoje não nos preocupamos.

A seguir, hoje vamos ser gratos.

Adiante, que trabalharemos com dedicação.

Por fim, seremos gentis para os outros.”

De acordo com investigações recentes levadas a cabo, nomeadamente por mestres de Reiki ocidentais que se deslocaram ao Japão com o objetivo de desvendar a verdade, tudo indica que as origens do sistema Reiki Ryoho provêm do Taoísmo e Xintoísmo, levados da China para o Japão, provavelmente no século V. Os responsáveis pela tradução do memorial disponibilizada pela Associação Portuguesa de Reiki, Emiko Arai e Richard Rivard, revelam que os alunos ainda vivos na altura em que pesquisaram para a tradução (Tenon-in e Suzuki-sensei) confirmaram que Mikao Usui foi um devoto Tendai até ao fim da vida.

 

Variantes na história

Quando o Reiki foi trazido para o Ocidente introduziram-se algumas alterações à sua verdadeira história. Por exemplo, foi dito que Mikao Usui era um erudito que ensinava num seminário cristão, ou que era um padre e teólogo. Acredita-se hoje que estas alterações poderão ter sido introduzidas de forma a conseguir-se uma melhor aceitação do Reiki no Ocidente. Tal é compreensível, na medida em que devido à Segunda Guerra Mundial, a cultura nipónica não era vista com bons olhos deste lado do mundo.

 

Se quiser aprender mais sobre este sistema energético e filosofia de vida, no dia 9 de Setembro vamos ter nova Formação de Reiki Nível I. As inscrições já estão abertas, e as vagas são limitadas.

Os nossos cursos são lecionados no nosso espaço, em Corroios, sendo que fazemos grupos muito pequenos, para poder dar o melhor acompanhamento aos nossos Alunos. Durante os 21 dias de auto-tratamento, todos os nossos Alunos têm acompanhamento e, mensalmente, podem vir ás nossas partilhas de reiki, praticar o tratamento a outros entre colegas. Nas nossas partilhas, retiramos dúvidas que os nossos Alunos tenham e tentamos sempre dar novos conhecimentos terapêuticos.

Só por hoje honremos o Mestre e honremos a Energia Universal!

Gratidão!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

12 − one =

Chat with us
Chat with us
Questions, doubts, issues? We're here to help you!
Connecting...
None of our operators are available at the moment. Please, try again later.
Our operators are busy. Please try again later
:
:
:
Have you got question? Write to us!
:
:
This chat session has ended
Was this conversation useful? Vote this chat session.
Good Bad