Olá, hoje vamos falar sobre o Óleo Essencial de Laranja!
Todo nós conhecemos este fruto, pois é muito comum no nosso país.
O seu nome botânico é Citrus sinensis.
É uma planta de folhas persistentes, que atinge os 10 metros de altura, com folhas verde-escuro, lustrosas e com flores brancas cheirosas. O óleo essencial é produzido submetendo a casca à pressão a frio. Esta planta é oriunda do sul da China e do nordeste da Índia. Pensa-se que a Laranja foi trazida para a Europa pelos Árabes no século I.
Propriedades do Óleo Essencial de Laranja
As propriedades mais comuns são: anti-séptico, Antidepressivo, antiespasmódico, afrodisíaco, carminativo, desodorizante, digestivo, estimulante (nervoso), tónico (circulação cardíaca), anticelulítico, repelente de insectos, estomáquico, cólicas estomacais e intestinais, diarreia, fraqueza geral e coadjuvante nos tratamentos cardíacos. Não irrita os rins. Também tem sido usado para combater resfriados, prisão de ventre, pele baça, flatulência, gripe, digestões difíceis. Bom para combater o stress, depressões, medos, irritação. É sedativo e calmante.
Este óleo mistura-se bem com: Alfazema, Limão, Salva, Mirra e óleos como a Noz moscada, Canela e Cravinho.
Precauções: evitar a exposição solar quando utilizado em massagem.
No entanto, antes de usar o óleo essencial de Laranja, ou qualquer outro óleo, deve ter os conhecimentos mínimos de Aromaterapia, pois todos os óleos tem cuidados especiais e não devemos usar de ânimo leve.
Antes de usar qualquer óleo de aromaterapia, informe-se!